Bert Hellinger:
Hellinger dá uma descrição introdutória sobre as bases para o relacionamento de casal e o que atua nos mesmos, e como é possível que o amor dê certo entre o casal. Esse é um fragmento do workshop de constelações familiares que Bert Hellinger conduziu em 2005, em Belo Horizonte, sob a direção do Instituto Bert Hellinger Brasil Central – coordenado por Décio Fábio e Wilma Oliveira. Tradução simultânea para o português por Tsuyuko Spelter – vídeo com cerca de 10 minutos.


Vera Bassoi
Durante os primeiros 20 minutos, Vera explica sobre o papel que um(a) constelador(a) desempenha, como surgiu o termo “Constelação Sistêmica”, quem criou essa técnica terapêutica, a ordem que deve existir dentro de um sistema familiar, o que é uma “exclusão” e os vários tipos de pessoas excluídas.
Na segunda parte do programa é apresentada uma constelação, a qual realmente ocorreu ali, sem que soubéssemos qual seria o tema e muito menos como se desenrolaria. É importante levar em conta a questão do tempo limitado, pois, todos sabemos que na TV o tempo vale ouro! O importante, naquele momento, era dar uma ideia de como se processa uma constelação. A única coisa combinada antes do programa ir ao ar, foi a disposição da Sheila em ser a “constelada”, ou seja, a cliente que iria trazer uma questão para ser trabalhada. Como o programa foi ao vivo, em tempo real, Vera propôs à Sheila que, se fosse necessário mais tempo para se chegar numa possível solução, continuaria com a constelação em andamento após o término do programa, pois, quando se inicia um processo, nunca se sabe até onde vai, nem quanto tempo será necessário.
Felizmente, a sincronicidade permitiu levar a cabo o que se fez necessário. A constelação terminou ali mesmo e a Sheila ficou muito satisfeita sentindo-se com mais energia e em paz.


Constelações individuais com recursos como bonecos e outros materiais e visualização
Parte 1
 Parte 2
▲ Ir para Topo